Trabalhar as emoções com as crianças é um despertar para uma vida mais alegre, leve, segura e feliz.

Uma criança que percebe que pode sentir alegria, raiva, calma, medo, tristeza e todos os outros sentimentos, descobre que isso é algo naturalmente normal e permite demonstrar os mesmos, de modo que vai se sentindo mais confortável nas suas relações cotidianas

Essa relação com as emoções é tão importante, pois quando a criança consegue identificá-las e se permite senti-las, também consegue explicar para os seus pares o que está acontecendo e os motivos de tais sentimentos, ampliando e lapidando as relações.

Deixar fluir esses sentimentos nas crianças é fundamental para seu crescimento socioemocional, pois mais tarde, poderá vivenciá-los e controlá-los na medida que eles são pertinentes a natureza humana.

É lindo quando uma criança consegue expor seus sentimentos, pois assim ela vai se fortalecendo e aprendendo quantos sentimentos existem dentro dela e a importância que cada um tem, sabendo que é importante lidar com cada um deles.

E é na escola, com seus amigos e professores, em seus grupos sociais mais diversificados, que a criança consegue sentir tantas emoções e aprende a ter uma convivência saudável, respeitosa e ética com as semelhanças e diferenças.