Protagonismo Infantil

educação infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar. É um momento de descobertas onde a criança intensifica o desenvolvimento de suas potencialidades como elementos de autorrealização e confiança. Buscamos o fortalecimento dos seus valores, dentro do contexto social em que está inserida, dando a oportunidade de realizar experimentações em um ambiente planejado intencionalmente para que suas habilidades sejam desenvolvidas levando em conta os aspectos únicos e individuais da aprendizagem de cada criança.

Todas as estruturas organizacionais e metodológicas da Escola Objetiva direcionam o fortalecimento dos valores que fazem parte da vida cotidiana do aluno, respeitando sua personalidade, sua cultura e seu conhecimento de mundo.

Com base nessas reflexões, a Escola Objetiva propõe um trabalho que se paute num currículo previamente estudado e definido pela equipe de professores, o qual chamamos de Vivências Planejadas e com espaços para Vivências Exploratórias e Projetos.

ensino fundamental

No Ensino Fundamental, inicia a etapa onde é possível interligar os estudos, pesquisas e experiências vividas dentro e fora da escola, possibilitando vivências que levam os alunos a uma reflexão mais crítica e intelectual.

Nessa etapa é potencializada a organização pessoal, responsabilidade, autonomia e as habilidades cognitivas e socioemocionais.

Aprender e conhecer fazem parte da dinâmica de questionar e questionar-se, de argumentar e confrontar sobre o próprio conhecimento e a realidade que se faz presente e viva. Não se aprende sem rever o que já aprendeu e só se aprende desapegando do que já aprendeu.

Todo processo de aprendizagem manifesta-se por um processo de desenvolvimento que é ao mesmo tempo é individual e coletivo.  A criança aprende pela interação com o outro ao mesmo tempo em que elabora individualmente esquemas e representações mentais dos conceitos, informações e da linguagem da realidade que a cerca.

Nesse sentido, as estratégias de ensino utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental levam em consideração a faixa etária das crianças, a caracterização cognitiva, suas necessidades e expectativas, bem como a dinâmica da turma e a estrutura da escola.

Nosso endereço:

Rua Anne Frank, nº 4810 – Boqueirão