Na Escola Objetiva, acreditamos que educar e o ensinar vão muito além de conteúdos acadêmicos e o nosso compromisso com a formação integral dos alunos inclui desenvolver habilidades essenciais, como o equilíbrio emocional, a empatia, a resiliência e a capacidade de trabalhar em equipe, promovendo o crescimento das habilidades emocionais e sociais que são indispensáveis para a vida pessoal e profissional. É nesse contexto que a formação socioemocional ganha destaque como um dos pilares de nossa proposta pedagógica.
O que é a formação socioemocional?
A formação socioemocional é o processo de desenvolver competências que ajudam as crianças a lidar com suas emoções, entender as emoções dos outros, estabelecer relações sólidas e saudáveis e enfrentar desafios do dia a dia com confiança e controle. Essas competências são fundamentais para o bem-estar emocional e social das crianças, influenciando diretamente em seu desempenho acadêmico e na convivência em grupo e nas demandas da vida pessoal.
Como aplicamos a formação socioemocional na Escola Objetiva?
Trabalhamos essas habilidades constantemente dentro da escola e as apresentamos para as famílias nos eventos trimestrais e apresentações culturais, onde as crianças têm a oportunidade de se expressar, adotando as seguintes estratégias:
- Dinâmicas em grupo: Atividades que estimulam a cooperação, a comunicação e o respeito às diferenças.
- Rodas de conversa: Discussões e reflexões abordando temas como convivência, relações entre os pares, autoestima, empatia e respeito.
- Resolução de problemas: Incentivamos os alunos a buscar soluções criativas e a lidar com situações adversas e conflituosas de maneira equilibrada.
- Orientação Psicoeducacional regular para os alunos e famílias
- Escola de Pais mensalmente com temas atuais e de interesse das famílias
- Formação continuada dos professores que permitem ter uma equipe sempre atualizada e preparada para os desafios da educação
Benefícios da formação socioemocional
Na Escola Objetiva, esse trabalho vai além da sala de aula, uma vez que incentivamos a participação das famílias por meio de momentos significativos como a Escola de Pais, Vivências e encontros em datas comemorativas, fortalecendo a parceria entre a escola e famílias para criar um ambiente acolhedor e seguro para o aprendizado.
Conclusão
A formação socioemocional é um diferencial que faz parte do DNA da Escola Objetiva, e ao desenvolver habilidades que vão muito além dos conteúdos acadêmicos, preparamos nossos alunos para os desafios do presente e do futuro, ajudando-os a se tornarem indivíduos mais felizes, equilibrados e preparados para a vida em sociedade.